Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Softwares que Irão Facilitar o Dia a Dia dos Advogados [Grátis]

Compilados com os principais Softwares que irão facilitar e agilizar a rotina diária de escritórios grandes ou pequenos.

Publicado por Fernanda Salvi
há 5 anos

Se você é advogado e possui um escritório médio ou pequeno, provavelmente tem que lidar com mais coisas do que apenas petições, contratos e documentos. Precisa lidar com fluxo de caixa, agenda, clientes, etc.

Confira abaixo um compilado de alguns softwares que podem ajudar no seu dia a dia e facilitar a gestão de diversos setores dentro do seu escritório.

1. Software de Gestão e Acompanhamento de Processos

Esses softwares são essenciais para economia de tempo e automatização de processos. Eles fazem toda a gestão e acompanhamento de um peticionamento, por exemplo. Isso melhora a organização e o desempenho dos seus processos, visto que essa gestão e acompanhamento envolve, geralmente, lembretes de prazos, provisionamento, protocolos em massa, controles de atendimento, múltiplos usuários e afins.

Um dos softwares mais conhecidos no mercado para isso é o Projuris.

Mas existem outros softwares que também são excelentes, como 2Adv.

2. Gerenciador Financeiro

O setor financeiro é um dos mais importantes em uma empresa e, se você não tem essa parte organizada, provavelmente você está no prejuízo. Gerenciadores financeiros, além de fazer o controle de entradas e saídas, dão provisionamentos, gráficos, insights e muitos deles também emitem boletos e notas fiscais.

Alguns bancos disponibilizam esses recursos para seus clientes mas numa pesquisa rápida no Google você encontra outras opções.

Um dos softwares mais conhecidos na área é o Conta Azul.

3. Software de Armazenamento

Em geral softwares de gestão possuem armazenamento mas é sempre bom citarmos. Tenha um software de armazenamento dos seus documentos onde você possa organizá-los e ter a segurança de que eles estarão sempre lá, faça chuva ou sol.

Por isso, considere utilizar softwares que tenham armazenamento em nuvem e backups.

Até porque, imagina o problemão que você terá ao perder um documento.

Com a guarda online esse risco é diminuído consideravelmente.

Um dos softwares de armazenamento mais conhecidos é o Google Drive que possui uma cota gratuita mas você pode expandi-la (pagando, é claro).

4. Agenda

Organização é tudo. Quando o que você precisa é agendar compromissos, o Google Agenda pode ser uma boa ideia, você pode marcar compromissos com facilidade, adiciona participantes e ainda pode receber lembretes dos mesmos.

O melhor de tudo é que esse é um software grátis e online.

5. Produtividade/Fluxo de Trabalho

Se sua empresa possui setores que precisam conversar entre si ou se você quer uma forma visual e prática para saber e acompanhar o que precisa ser feito, softwares de gerenciamento de projetos e fluxos de trabalho podem ser essenciais.

Para isso existem diversos softwares gratuitos, um deles é o Zenkit que possui plano gratuito para até 5 usuários.

Mas, caso você queira um software mais robusto (para empresas maiores), sugiro que dê uma espiada no Bitrix24.

6. Software de Assinatura

Assinar documentos e contratos é um processo básico para qualquer advogado. Porém você não precisa mais fazê-lo de forma física. A Assinatura Digital, citada na MP 2.200-2 de 2001 e no Decreto 8.539 de 2015, permite que você assine e solicite assinatura de procurações, por exemplo, em qualquer hora ou lugar e, em tempo real.

Os benefícios vão além da praticidade e da não dependência de horários comerciais. Com a Assinatura Digital você não tem despesas com papéis, impressão motoboy, correios e cartórios.

Existem plataformas de assinatura para todos os gostos e tamanhos. Se a sua área de atuação não precisa de assinatura com certificados ICP-Brasil, vale conferir o Autentique, Clicksign e D4Sign. Já se você precisa assinar com os famigerados certificados, as próprias certificadoras costumam oferecer soluções próprias, como o Portal de Assinaturas da Certisign, ou você pode utilizar plataformas independentes, como as soluções oferecidas pela Bry.

7. CRM - Gestão de Clientes

O CRM ou "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente) vai auxiliar bastante na retenção dos seus clientes. Ele literalmente gerencia todos os dados dos seus clientes, sejam eles atuais, antigos ou em prospecção.

Com esse software você consegue gerir de forma prática em que etapa de negociação seu cliente está, qual a origem dele, seus dados pessoais, quanto ele pagou a você e afins.

Esse software é muito poderoso se unido ao email marketing, que iremos falar a seguir.

Um dos CRMs mais conhecidos é o Salesforce. Porém, se você precisa de uma opção mais acessível, sugiro que conheça o Nectar CRM.

8. Email Marketing

Essa é uma das estratégias de vendas mais utilizadas. Nele você tem o contato direto com seus usuários e pode enviar desde e-mails automáticos e personalizados até e-mails muito específicos e segmentados.

Com o envio de emails através dessas ferramentas você ganha lembrança de marca, educa seu cliente e aumenta suas chances de converter seu contato em uma compra.

Uma das plataformas mais conhecidas para isso é o RD Station, porém existem opções que você deveria conhecer, como o Sendgrid e o NitroNews (Gratuito).

Unir CRM e Email Marketing, principalmente se você possui uma equipe comercial ou se seu produto/serviço envolve negociação é algo poderoso para fechar mais vendas.

Agora que você já tem as ferramentas é só partir para a ação!

Bom trabalho!

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações410
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/softwares-que-irao-facilitar-o-dia-a-dia-dos-advogados-gratis/722787625

Informações relacionadas

OAB - Seccional do Espírito Santo
Notíciashá 7 anos

OAB-ES disponibiliza sistema de gestão e controle processual Iturn de graça para advocacia

Central Law, Gerente de Marketing
Artigoshá 5 anos

Como fazer controle de processos e prazos sem estresse

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 2 anos

28 aplicativos úteis para advogados aumentarem sua produtividade

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 2 anos

20 aplicativos que facilitam a vida do advogado

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Conheça os melhores sistemas para escritórios de advocacia em 2022

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)